quinta-feira, 5 de março de 2009

Das relações de poder

Incrível, não é? Mesmo em um espaço livre, as pessoas gostam de hierarquia, precisam dela. Entrei em uma comunidade bem "legal" do Orkut, o nome é Novos Escritores do Brasil. Um lugar para amadores, como nós, pensarem-se escritores e submeterem os textos a críticas e elogios daqueles que já possuem algum tipo de poder e influência em determinado grupo social. Assim que li o primeiro conto na comunidade, que era bem simplório, vi um elogio fora de lugar, de alguém que não parecia saber do que estava falando, vamos dizer que era uma mulher chamada Clau. Talvez Clau só quisesse fazer amigos ao elogiar tudo o que lhe botassem na fuça. Depois do elogio havia uma crítica, um tanto dolorosa, mas sincera de um homem. Vamos chamá-lo de Robson. Logo depois da crítica de Robson, havia outro comentário de Clau, falando que ela tinha gostado do trecho, mas que Robson tinha muita experiência e etc... E cercou-o de um puxasaquismo descomedido e desnecessário. Continuei a participar da comunidade, dando minhas opiniões mas sem submeter meus textos a críticas. Não tenho medo de críticas. Tenho um arrogante medo de plágio. Mas... Continuemos, fui percebendo que Robson realmente entende de literatura e escreve brilhantemente, de uma forma confusa e um tanto elitista. Ele afirma sua posição como entendedor de literatura e todos o respeitam. Existem outros membros da comunidade que possuem uma certa posição de poder, e não muito estranhamente, eles quase sempre concordam. Robson viu meus comentários na comunidade e me adicionou. Me senti importante. Fora aprovado por uma pessoa influente. Ele elogiou minha participação na comunidade e tudo o mais. A questão é o porquê disso ser tão importante. Aprovação. Aceitação. A palavra final. E eu me pego preocupado com o fato de que eu também me pego a buscar um reconhecimento, uma validez nessas relações. Comportamento humano. Não possuo esse conhecimento de psicologia, mas que é curioso é.

Um comentário:

a_rosa disse...

kkkkkkkkk;
que engraçado nao? é tudo igual. basta refletir.
E na vida todo o tmepo vivemos disso, passando de visões micro como comunidades do orkut pra sociedade em geral como visao macro!
curioso..